BLOG CONTEÚDO



O novo normal: orientações psicológicas para lidar com as mudanças da pandemia

Você com certeza ouviu recentemente alguém falando do “novo normal”. Esse termo surgiu após os procedimentos para evitar a proliferação global do novo coronavírus e dizem respeito as novas formas de comportamento coletivo: regras de isolamento social, fim de eventos coletivos, higiene redobrado, uso de máscaras, teletrabalho ou home office e até aulas à distância para crianças.

Sabemos que o “normal” diz respeito a comportamentos que são comuns ou modais, mesmo que cada um os pratique à sua maneira, com sua bagagem existencial e crenças. E o adjetivo “novo” vem dizer que agora o conceito de normal é outro, foi atualizado. E esses conceitos e hábitos de rotina foram atualizados como forma de adaptação aos tempos que vivemos.

Mas está sendo uma mudança simples? Não mesmo! Todos fomos afetados e retirados do nosso fluxo rotineiro.

As rotinas e protocolos sociais mudaram em modo de urgência e obrigatoriedade. De uma hora para outra as crianças já não tinham escola, o local de trabalho passou a ser a própria casa, restaurantes não abriam mais, nem shoppings… e com isso pais tiveram que conviver mais com seus filhos enquanto resolviam questões do trabalho em casa, tinham que ajudar os filhos mais frequentemente com as tarefas da escola, empresas e colaboradores aprendendo a atender seus clientes à distância, rodízio no trabalho, economia ameaçada, casos diários de infecções…

Atualmente, após longos quatro meses, surgiram as primeiras esperanças de solução através de imunização por vacina, mas ainda são testes. As orientações de proteção a saúde individual e coletiva seguem sendo reforçadas por autoridades, enquanto o número de casos no mundo não está baixando sinalizando que não atingimos uma “imunidade de rebanho” ou mesmo estabilizamos o “platô”.

Mas e aí psicólogo Elias, como ficam os planos, objetivos, projeto de vida e sonhos em meio a esse mar de incertezas? O que seria se adaptar assertivamente nesse momento? E como a Psicologia pode ajudar?

Como a psicologia pode ajudar no processo de adaptação ao novo normal?

A Psicologia pode ajudar nesse momento, pois enquanto ciência tem acumulado em seu arcabouço técnicas, métodos, protocolos e dados sobre o comportamento humano em diversas situações ambientes: experiências de laboratório, teorias, experiências sociais, estudos de caso e análises comportamentais em catástrofes precedentes.

O profissional formado em Psicologia tem acesso a estudos sobre história e evolução do comportamento humano, teorias da personalidade, teorias de aquisição de novos comportamentos ou aprendizagem, traumas, comportamentos disfuncionais ou doentios, condicionamento, emoções, cognições, inconsciente, entre outros.

Agora, uma forma de pensar funcionalmente nesse momento é termos em mente que os comportamentos desse “novo normal” são formas de nos proteger contra a ameaça do vírus e que, portanto, é muito melhor nos adaptarmos, até porque certos aspectos da vida não param e quem se adapta primeiro sempre tem vantagens.

Orientações para lidar com o novo normal

Manter em mente seus sonhos antigos

Sim, as coisas mudaram e devemos nos adaptar, mas não significa que seja de qualquer jeito. Precisamos realizar mudanças rápidas para protegermos nossa saúde e de quem gostamos, mas também precisamos pensar nas mudanças de forma mais concreta e nessa hora é preciso lembrarmos quais eram os planos originais e termos eles em mente para nos adaptar sem perder a essência.

A vida é uma sequência de adaptações a realidade, mas sempre com intuito maior de nos realizarmos no processo. Por isso a adaptação tem que ser personalizada.

Repensar seu modo e projeto de vida

As coisas mudaram, mas você e seus sonhos continuam os mesmos. O que você precisa é repensar a forma como esses irão se realizar, por exemplo, se seu sonho era sua profissão e agora esta encontra-se ameaçada com o isolamento social, você pode repensar a forma como entrega seus serviços para a empresa onde é colaborador ou clientes para quem presta serviços.

Da mesma forma se seu sonho é a formação tente focar seu tempo em estudar para quando a pandemia parar ou diminuir você ser um aluno mais aplicado ainda. Sua formação pode até atrasar, mas sua competência estará mais adiantada que nunca. E com algum empenho e um pouco de sorte você pode até acabar descobrindo uma forma de ajudar outras pessoas da mesma área a continuar mantendo o ritmo dos estudos ou prestando seus serviços.

Se você é artista já deve ter percebido que é possível fazer apresentações online, dar aulas de artes e até vender produtos. E se é empreendedor de outro ramo também pode aproveitar para digitalizar seu negócio, mesmo sendo algo forçado pela pandemia te trará muitos ganhos em médio e longo prazo.

Analisar seus pontos de resistência

É de conhecimento comum e empírico o fato de que somos resistentes a mudanças. Resistimos mesmo a mudanças em tempos normais, quanto mais a mudanças de umas fases obrigatórias.

Nessa hora o autoconhecimento é um indicador valioso de como podemos lidar com esse novo normal de forma mais assertiva.

A inteligência emocional é outro aspecto do conhecimento sobre si mesmo que nesse momento nos serve como instrumento de navegação. E nunca é demais lembrar que um psicólogo pode te ajudar com esses temas no decorrer de uma consulta ou processo terapêutico.

Reutilizar espaços domésticos

Outra coisa que mudou muito é que nosso lar, seja casa ou apartamento, não é mais apenas um local de repouso e deve servir para diversas funções como: praticar exercícios, trabalhar, fazer aulas, provas e toda rotina de estudos que antes eram em um local específico.

Então prepare sua casa para ser seu Q.G.. Um local de onde você poderá atuar em diversos campos da sua vida, incluindo a profissional. Essas mudanças podem ser muito positivos e te ajudar a desenvolver mais atividades de hobby e estudos que antes não fazia temendo a locomoção e o limite dos horários comerciais.

Consultar um psicólogo online

Essa dica pode parecer clichê, mas nesse momento, mais que nunca o atendimento remoto está sendo útil e ajudando pessoas.

Brasileiros de diversas regiões do país e do mundo em isolamento social estão podendo continuar sua psicoterapia, fazer uma consulta pontual ou mesmo iniciar um processo de terapia remotamente, por videoatendimento. Aproveite essa facilidade que as novas técnicas de Psicologia associadas a tecnologias de comunicação podem propiciar. Um profissional de Psicologia pode te ajudar em diversos pontos nesse processo de adaptação ao “novo normal.”

Entender que pontos dessas mudanças tocam em nossa arquitetura comportamental. Alguns pontos podem estar relacionados a traumas e desconfortos do passado que nos condicionaram a evitação; outros podem estar bloqueados por crenças disfuncionais ou ainda estarem invisíveis em nossos pontos cegos.

Buscar estratégias de relaxamento para as novas rotinas

Na entrada de estabelecimentos álcool em gel ou spray para as mãos, medição de temperatura e distanciamento no interior. No veículo do aplicativo divisórias entre motorista e passageiro, no restaurante também, nas escolas, assim como nos escritórios. Vários impeditivos que são estressantes e realmente atrapalham o fluxo que tínhamos antes e que atualmente estamos tendo que lidar a toda hora.

Procedimentos obrigatórios e repetitivos, mas que ajudam a proteger nossa saúde e, portanto, não há outra opção a não ser seguirmos, se não por nós pelo outro ou por leis.

Aqui é buscar técnicas de relaxamento e compreensão para se adaptar com menos estresse.

Em diversos momentos da vida consultamos especialistas que podem nos ajudar a entender o funcionamento de algo. Com nossos comportamentos, emoções, cognições e mesmo questões pessoais que nos afligem sem entendermos (como sonhos, padrões repetitivos e algumas questões de saúde) também podemos contar com um especialista: o profissional psicólogo.

É um erro comum achar que ao psicólogo só se vai quando o psiquiatra encaminhar devido aos medicamentos não estarem mais respondendo para alguns comportamentos disfuncionais. Ao psicólogo se pode ir sempre, inclusive quando nos sentimos bem, pois esse profissional não trata apenas de comportamentos transtornantes e sim de toda forma de comportamento, incluindo os de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional.

POSTS RECENTES

21 Outubro 14 Outubro 07 Outubro 30 Setembro 23 Setembro 16 Setembro 09 Setembro 26 Agosto 19 Agosto 12 Agosto 29 Julho 22 Julho 15 Julho 08 Julho 01 Julho 24 Junho 17 Junho 10 Junho 03 Junho 27 Maio 20 Maio 13 Maio 06 Maio 29 Abril 22 Abril 15 Abril 08 Abril 01 Abril 25 Março 18 Março 11 Março 04 Março 25 Fevereiro 18 Fevereiro 11 Fevereiro 04 Fevereiro 28 Janeiro 21 Janeiro 14 Janeiro 07 Janeiro 31 Dezembro 24 Dezembro 17 Dezembro 10 Dezembro 03 Dezembro 26 Novembro 19 Novembro 12 Novembro 05 Novembro 29 Outubro 22 Outubro 15 Outubro 08 Outubro 01 Outubro 24 Setembro 17 Setembro 10 Setembro 03 Setembro 27 Agosto 20 Agosto 13 Agosto 06 Agosto 30 Julho 23 Julho 16 Julho 09 Julho 02 Julho 25 Junho 18 Junho 08 Junho 04 Junho 28 Maio 21 Maio 14 Maio 30 Abril 23 Abril 16 Abril 09 Abril 02 Abril 26 Março 19 Março 12 Março 05 Março 27 Fevereiro 20 Fevereiro 13 Fevereiro 06 Fevereiro 30 Janeiro 23 Janeiro 16 Janeiro 09 Janeiro 02 Janeiro 26 Dezembro 19 Dezembro 12 Dezembro 05 Dezembro 28 Novembro 21 Novembro 14 Novembro 07 Novembro 31 Outubro 24 Outubro 17 Outubro 10 Outubro 03 Outubro 26 Setembro 19 Setembro 12 Setembro 05 Setembro 29 Agosto 22 Agosto 15 Agosto 08 Agosto 01 Agosto 25 Julho 18 Julho 11 Julho 04 Julho 01 Julho 27 Junho 20 Junho 13 Junho 11 Junho 06 Junho 30 Maio 23 Maio 16 Maio 09 Maio 02 Maio 25 Abril 18 Abril 11 Abril 11 Abril 04 Abril 28 Março 21 Março 14 Março 07 Março 28 Fevereiro 21 Fevereiro 14 Fevereiro 11 Fevereiro 07 Fevereiro 31 Janeiro 28 Janeiro 24 Janeiro 17 Janeiro 10 Janeiro 03 Janeiro 27 Dezembro 20 Dezembro 13 Dezembro 06 Dezembro 29 Novembro 22 Novembro 15 Novembro 08 Novembro 25 Outubro 18 Outubro 11 Outubro 04 Outubro 27 Setembro 18 Setembro 06 Setembro 30 Agosto 23 Agosto 16 Agosto 09 Agosto 02 Agosto 30 Julho 26 Julho 19 Julho 12 Julho 05 Julho 28 Junho 21 Junho 14 Junho 07 Junho 31 Maio 24 Maio 17 Maio 10 Maio 03 Maio 26 Abril 19 Abril 12 Abril 05 Abril 03 Abril 27 Março 20 Março 19 Março 13 Março 06 Março 27 Fevereiro 22 Fevereiro 20 Fevereiro 13 Fevereiro 06 Fevereiro 30 Janeiro 23Jan 16Jan 09Jan 02Jan 26Dez 19Dez 12Dez 05Dez 28Nov 21Nov 14Nov 07Nov 31Out 24Out 17Out 10Out 03Out 26Set 19Set 29Ago 24Ago 22Ago 15Ago 08Ago 01Ago 25Jul 18Jul 11Jul 29Jun 22Jun 15Jun 06Jun 30Mai 23Mai 16Mai 09Mai 02Mai 25 Abr 18 Abr 11Abr 04 Abr 28 Mar 16 Mar 09 Mar 02 Mar 23 Fev 23 Fev 16 Fev 10 Fev 08 Fev 02 Fev 31 Jan 24 Jan 20 Jan 17 Jan 13 Jan 03 Jan 27 Dez 21 Dez 19 Dez 16 Dez 13 Dez 07 Dez 28 Nov 23 Nov 21 Nov 08 Nov 04 Nov 31 Out 27 Out 24 Out 20 Out 17 Out 11 Set 05 Set 30 Set 26 Set 19 S 14 Set 12 Set 05 Set 02 Setembro 03 Agos29 26 Agosto 24 Agosto 22 Agosto 19 Agosto 17 Agosto 15 Agosto 11 Agosto 08 Agosto 03 Agosto 01 Agosto 29 Julho 27 Julho 18 Julho 15 Julho 13 Julho 11 Julho 08 Julho 06 Julho 04 Julho 01Julho 29 Junho 27 Junho 22 Junho 20 Junho 17 Junho 15 Junho 10 Junho 06 Junho 03 Junho 30 Maio 27 Maio 25 Maio 23 Maio 13 Maio 11 Maio 09 Maio 06 Maio 04Maio 02 Maio 29Abril 27Abril 25Abril 22Abril 20Abril 18Abril 15Abril 13Abril 11Abril 08Abril 06Abril 04Abril 01Abril 30Março 28Março 23 Março 21 Março 18 Março 16 março 14 Março 11 Março 09 Março 07 Março 04 Março 02 Março 29 Fevereiro 26 Fevereiro 24 Fevereiro 22 Fevereiro 19 Fevereiro 17 Fevereiro 15 Fevereiro 12 Fevereiro 05 Fevereiro 01 Fevereiro 29 Janeiro 27 Janeiro 25 Janeiro 22 Janeiro 20 Janeiro 18 Janeiro 15 Janeiro 13 Janeiro 11 Janeiro 08 Janeiro 21 | Dezembro 18 | Dezembro 16 | Dezembro 14 | Dezembro 11 | Dezembro 09 | Dezembro 07 | Dezembro 02 | Dezembro 26 | Novembro 11 | Novembro 11 | Novembro 06 Janeiro 04 Janeiro 03 Fevereiro 28 Set