Quais as principais vitaminas para melhorar a imunidade?
O sistema imunológico do nosso corpo é composto por diversas células de defesa que atuam na proteção do organismo contra invasores, como vírus ou bactérias. É a partir dessa defesa que são evitadas infecções e outras doenças.
Porém, a imunidade do organismo pode ser enfraquecida, seja pelo envelhecimento ou por algum outro fator, como vida sedentária e problemas de saúde. A boa notícia é que existem inúmeros hábitos que podem contribuir com o funcionamento do sistema imunológico - a alimentação equilibrada e saudável é um deles.
Pensando nisso, fizemos uma seleção com os principais nutrientes que podem entrar no seu cardápio e na sua rotina e que auxiliam na melhora da imunidade. Confira!
Vitamina C
Além de amenizar os sintomas de gripes e resfriados comuns, a vitamina C é uma grande aliada do sistema imunológico. A sua principal ação no organismo é elevar a produção de glóbulos brancos, células que atuam no combate a infecções.
Vitamina D
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a vitamina D é um hormônio que pode ser sintetizado pelo nosso organismo. A ação dela está diretamente relacionada ao funcionamento do sistema imunológico por conta de sua ação imunorreguladora.
Diversas doenças autoimunes, como esclerose múltipla e artrite reumatoide, podem ser tratadas com altas doses de vitamina D. E para que ocorra a síntese dessa vitamina pelo organismo, é indicado exposição ao sol, por pelo menos 15 minutos, dependendo do seu tom de pele.
Proteínas
Presentes em alimentos tanto de origem animal quanto vegetal, as proteínas são um conjunto de compostos orgânicos e o principal componente do corpo humano, depois da água.
Uma de suas principais funções é a formação e a manutenção das células de defesa do sistema imunológico do nosso organismo. Além disso, ajuda na produção de enzimas e hormônios e no transporte de oxigênio.
Zinco
Conhecido como um elemento-traço, o zinco é uma substância que tem como função principal determinar a disposição espacial das proteínas ligadas ao DNA e outras enzimas.
Esse nutriente tem ligação com nosso sistema imunológico por conta de sua ação anti-inflamatória e direta no funcionamento dos linfócitos - as células de defesa do organismo.
Alimentação em dia
Para que a imunidade do nosso organismo seja realmente reforçada, é muito importante que esses e outros nutrientes sejam aplicados numa alimentação balanceada. Isso porque, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia, um desequilíbrio alimentar e nutricional pode afetar as ações imunológicas e metabólicas do corpo.
Portanto, inclua frutas, verduras e legumes na dieta e deixe de lado os ultraprocessados ou fast foods.
Além disso, manter uma vida saudável, com prática de atividades físicas e bons hábitos, contribui para fortalecer o sistema imunológico e o organismo como um todo.