8 benefícios do abacaxi para a saúde
Os benefícios do abacaxi são conhecidos de longa data, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre uma das maiores da fruta. Afinal, abacaxi ajuda a emagrecer ou não? A resposta é sim. Mas não só isso: ele também traz outras vantagens para a saúde.
Além de contribuir para a perda de peso, a fruta também atua para aliviar os sintomas da artrite, melhora a imunidade, previne diversos tipos de câncer, ajuda na digestão, melhora a visão, ativa a circulação sanguínea e, de quebra, ainda deixa a pele mais bonita.
Propriedades do abacaxi
E tudo isso graças à sua composição nutricional. Apesar dela variar de acordo com a época de cultivo da fruta, o abacaxi, em geral, é muito rico em água, vitamina A, vitamina B1 e vitamina C — além de possuir quantidades significativas de cobre, manganês, ferro, magnésio e fibras.
A fruta ainda é rica em bromelina, que é uma enzima digestiva natural e que também tem função anti-inflamatória.
A bromelina pode ter um nome desconhecido, mas ela está bastante presente em seu dia a dia. Muito empregada em medicamentos, a enzima também tem finalidade antitumoral, acelera a cicatrização de ferimentos e é usada também para tratar problemas no pulmão.
Já na indústria alimentícia, a bromelina é utilizada para clarificar cervejas e para amaciar carnes.
Benefícios do abacaxi
1. Emagrece
Uma fatia de 100g da fruta contém cerca de 52 calorias. Junto a seu alto teor de água, a fruta se torna um poderoso diurético, o que pode refletir também na balança.
Mas atenção! A perda de peso ocorreria pela perda de líquidos e não de gordura. Mas se pensar num plano alimentar em que o abacaxi substitui doces, por exemplo, ele pode auxiliar e muito no emagrecimento.
2. Alivia sintomas da artrite
O abacaxi não cura a artrite e nem a previne, mas seu efeito anti-inflamatório, que vem da bromelina, pode aliviar os sintomas dessa doença que afeta as articulações.
3. Aumenta a imunidade
A fruta é rica em vitamina C que, dentre outras funções, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, dando força aos nossos anticorpos para combater micro-organismos que causam doenças e infecções no organismo.
4. Previne câncer
Pessoas com dietas ricas em frutas e vegetais têm menor incidência de câncer do que as que não incorporam esses alimentos à rotina alimentar.
Especificamente no caso do abacaxi, alguns estudos relacionam a bromelina a efeitos antitumorais. Numa pesquisa realizada com mulheres com câncer de mama, houve redução de metástase, porém a dosagem era bem superior a encontrada no abacaxi.
Isso significa, então, que enquanto a enzima pode ser usada para tratar câncer, o consumo da fruta em si tem potencial para prevenir contra tumores.
5. Ajuda na digestão
É também a bromelina, por ser uma enzima digestiva que age no estômago desdobrando as proteínas alimentares, que facilita a absorção de nutrientes. Ela favorece e acelera a digestão.
Também possui fibras, que são importantes para a regulação do intestino, auxiliando na formação do bolo fecal. Para conservar as fibras é importante consumir a fruta in natura ou beber o suco sem coar.
6. Melhora a visão
O abacaxi possui vitamina A, que é quem dá a coloração da fruta. Ela é importante para a manutenção e qualidade da visão, evitando uma série de doenças dos olhos.
7. Ajuda na circulação do sangue
A bromelina também tem ação anticoagulante, reduzindo as chances de formação de coágulos nas veias e artérias.
8. Melhora a saúde da pele
Alimentos com vitamina C, como o abacaxi, são importantes na manutenção e na conservação da pele. Isso porque a vitamina é um nutriente antioxidante, que combate os radicais livres e, desta forma, previne o envelhecimento precoce.
Além disso, a fruta também possui retinol, que é um derivado da vitamina A e que está envolvido diretamente com a renovação celular, o aumento da produção de colágeno e que atua como suavizador de marcas relacionadas a acne.