Mindfulness: conheça os benefícios da atenção plena
Mindfulness é um termo da língua inglesa que, em português, significa atenção plena. Trata-se de uma palavra bastante direta. Mindfulness sugere que a mente está completamente atenta ao que está acontecendo, ao que você está fazendo, ao espaço que estamos ocupando. Pode até parecer trivial, com exceção do fato irritante: nossa mente tem a tendência de levantar voo, literalmente. É comum estarmos ouvindo o diálogo de alguém e de repente, perceber, que nossos pensamentos já estão em outro lugar. Voando! Divagando! Pensando o que fazer no jantar, na viagem do próximo mês, nos planos das férias, etc. Nós perdemos contato com o nosso corpo com facilidade. É muito comum preocupar-se com o futuro. E isso aumenta, e muito, nossa ansiedade.
É a prática de manter um estado de consciência aumentada, livre de julgamentos, dos seus pensamentos, emoções e experiências no presente. O estado ou habilidade de estar atento ou consciente de algo. Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade.
Alguns sinônimos são alerta, cuidado, concentração, consciência e atenção. Mindfulness é sobre observar-se sem crítica, tendo compaixão por si mesmo. Atenção plena é a prática de prestar atenção de forma a criar espaço para a percepção.
Não importa o quão longe nossa mente consiga se afastar, a atenção plena ajuda a nos encaminhar de volta para onde estamos e o que estamos fazendo e sentindo. Se você quiser saber o que é mindfulness, é melhor praticar por um tempo.
Minfulness: a prática da atenção plena
Mindfullness ou atenção plena é a capacidade humana básica de estar plenamente presente, conscientes de onde estamos e o que estamos fazendo, e não excessivamente reativos ou oprimidos pelo que está acontecendo ao nosso redor.
Embora a atenção plena seja inata, ela pode ser cultivada através de técnicas comprovadas, exercícios para se praticar sentado, caminhando, em pé ou através da meditação em movimento (também é possível deitar, mas muitas vezes pode levar ao sono). Breves pausas que inserimos na vida cotidiana, mesclando a prática de meditação com outras atividades, como yoga ou esportes. Através dessas pausas, você permite-se ser feliz e viver o momento presente.
A meditação
Ao meditar, não preocupe-se em fixar determinada técnica, apenas pratique. Preste atenção na sua respiração, no momento presente e no ambiente ao seu redor. Quando estamos atentos, reduzimos o estresse, nos tornamos mais resilientes, obtendo conhecimento e conscientização através da observação de nossa própria mente. Aumentamos nossa atenção para o bem-estar dos outros e passamos a ser mais assertivos.
Através da meditação podemos suspender o julgamento e desencadear nossa curiosidade natural sobre o funcionamento da mente, abordando nossa experiência com compaixão e bondade – para nós mesmos e para os outros.
Algumas coisas para saber sobre Mindfulness:
1) Mindfulness não é algo oculto ou esotérico. É uma prática familiar para nós porque é o que já fazemos, como já estamos. É preciso muitas formas e passa por muitos nomes.
2) Mindfulness não é uma coisa especial adicionada que fazemos. Já temos a capacidade de estar presente, e não exige que mudemos quem somos. Podemos cultivar essas qualidades inatas com práticas simples cientificamente demonstradas para beneficiar nossos entes queridos, nossos amigos e vizinhos, as pessoas com quem trabalhamos e as instituições e organizações nas quais participamos.
3) Não é preciso mudar. Soluções que demandam mudar quem somos ou, nos tornamos algo que não somos, normalmente falham. Mindfulness reconhece e cultiva o melhor de quem somos como seres humanos.
4) Mindfulness tem o potencial de se tornar um fenômeno social transformador. Aqui está o porquê:
Qualquer um pode fazer isso
A prática de atenção plena cultiva qualidades humanas universais e não exige que ninguém altere suas crenças. Todos podem se beneficiar e é fácil de aprender.
É uma maneira de viver
Mindfulness é mais do que apenas uma prática. Isso traz consciência e atenção em tudo o que fazemos – e reduz o estresse desnecessário. Mesmo um pouco torna nossa vida melhor.
Está baseado em evidências
Não temos que tomar consciência da fé. Tanto a ciência como a experiência demonstram seus benefícios positivos para a nossa saúde, felicidade, trabalho e relacionamentos.
Isso provoca inovação
À medida que lidamos com a crescente complexidade e incerteza do nosso mundo, a atenção plena pode nos levar a respostas efetivas, resilientes e de baixo custo a problemas aparentemente intransigentes.