Como a orientação profissional pode ajudar você a direcionar sua carreira
A orientação profissional tem entre seus objetivos situar a relação com o trabalho e a perspectiva profissional a partir do momento de vida em que a pessoa se encontra.
Muitas vezes, nos deparamos com dilemas em relação à nossa vida profissional que nos deixam sem saber que caminho seguir. No entanto, através da orientação profissional adequada, é possível detectar a melhor alternativa, levando em consideração o momento de vida em que a pessoa se encontra.
Veja a seguir algumas modalidades de orientação profissional:
• Orientação profissional: objetiva auxiliar o desenvolvimento de uma escolha profissional, por exemplo, a escolha de um curso técnico ou universitário.
• Reorientação profissional: visa assessorar as pessoas que possuem uma carreira e desejam desenvolver ainda mais seu projeto profissional ou modificá-lo. Pode ser muito útil, por exemplo, para quem quer ser admitido em uma nova empresa, mudar de cargo ou de profissão.
• Preparação para processos seletivos: esta modalidade se propões a auxiliar pessoas que estão procurando emprego ou prestando concursos públicos.
• Preparação para a aposentadoria: objetiva assessorar as pessoas que estão prestes a se aposentar para reorganizar a sua vida frente as suas novas possibilidades.
• Suporte psicológico em casos de sofrimento psíquico relacionado ao trabalho: o psicólogo também pode oferecer orientação em casos de assédio moral e/ou abuso de fraqueza no trabalho. O assédio moral trata-se da humilhação por superiores, colegas ou subordinados com o intuito de desestruturar psicologicamente quem o sofre e, assim, prejudicar seu desempenho. O abuso de fraqueza envolve a sedução aplicada por superiores, colegas ou subordinados com o intuito de fazer com que a pessoa aja contra si mesma.
O trabalho é certamente uma das esferas fundamentais da nossa vida. Construímos o mundo a nossa volta e a nós mesmos pelo trabalho. Através dele, desenvolvemos nossa psique, nosso corpo e nossas relações pessoais e profissionais. Por tudo isso, podemos nos realizar, mas também vivenciar o sofrimento e até mesmo chegar a adoecer quando algo em nossa vida laboral não vai bem.