BLOG CONTEÚDO



Como lidar com as críticas e aprender com elas

Quando recebemos uma crítica, geralmente a experimentamos como um ataque pessoal, um comentário doloroso e, em alguns casos, vergonhoso, algo que nos machuca e incomoda. Por isso, muitas vezes lidar com as críticas não é tão fácil e uma das nossas primeiras reações é nos colocarmos na defensiva.

Deixar uma crítica nos afetar tanto não é uma boa ideia, principalmente se for injustificada. Em vez de ficar na defensiva, é muito melhor responder às críticas de maneira assertiva. Desta forma, poderemos tirar proveito delas e evitaremos muito sofrimento.

Antes de mais nada, é importante fazer uma série de perguntas sobre as críticas que recebemos, já que nem todos têm a intenção de nos prejudicar. Por exemplo, qual é o objetivo da pessoa que nos critica? Por que ela faz isso? Quais são as suas razões?

Se quando recebermos uma crítica, não pararmos para pensar por que essa pessoa está tão zangada ou qual é a razão da sua reação, provavelmente ficaremos na defensiva. No entanto, se evitarmos nos deixar levar pelos nossos impulsos e nos acalmarmos, tudo será muito mais simples. Vemos as situações de outra forma quando agimos com serenidade.

Agora, se decidirmos que a pessoa que nos critica está errada, mas não a contestarmos, ou aceitarmos o que ela diz, estaremos permitindo que os outros nos manipulem. Além disso, a nossa autoestima será afetada porque não estamos nos respeitando.

Lidar com as críticas

Quando uma pessoa não sabe aceitar críticas, geralmente reage se desculpando (“sim, mas …”), criticando ou até mesmo tentando evitá-las a todo custo. Há também aqueles que as aceitam superficialmente, mas sem a convicção da necessidade de mudança.

Todos esses comportamentos são prejudiciais porque entendem as críticas como ataques. Dessa forma, provavelmente nos sentiremos mal e também seremos incapazes de aprender com elas.

Como aceitar as críticas?

Se aprendermos a reagir com calma diante de uma crítica, aprenderemos a controlar as nossas emoções negativas. Se estivermos tranquilos, conseguiremos entender melhor o que nos dizem e tirar proveito disso. Dessa forma, poderemos avaliar as intenções do outro e perceber se foi com má intenção ou não.

Se a crítica for construtiva, poderemos aprender com ela e usá-la para melhorar algo em nós mesmos ou na nossa vida. Agora, se a outra pessoa não conseguiu se expressar corretamente, poderemos lhe mostrar uma maneira de dizer as coisas para evitar estragar o relacionamento.

Se é uma tentativa de manipulação, a melhor resposta não é raiva ou irritação, mas a capacidade de expressar o que pensamos de forma assertiva, com calma e tranquilidade. De fato, quando não reagimos com raiva, não mostramos os nossos pontos fracos.

Se a outra pessoa estiver certa e nós estivermos errados, o ideal é corrigirmos os nossos erros. Se, por outro lado, não for assim, o ideal é que reafirmemos a nossa posição. Se a outra pessoa não concordar, é melhor não entrar em conflito.

Quando estamos tranquilos diante de uma crítica, podemos sair vitoriosos de uma determinada situação que, na maioria dos casos, se tornaria desagradável. Responder com assertividade nos ajuda a não nos sentirmos atacados e a proteger a nossa autoestima.

Como responder às críticas com sucesso

Receber uma crítica não é agradável, especialmente quando acreditamos que o que nos dizem não é verdade. Neste artigo, veremos como responder às críticas com sucesso e como tirar o máximo proveito delas.

Depois de receber uma crítica, o primeiro passo é analisar e mudar o nosso discurso interior, isto é, o que nos dizemos e pensamos em silêncio. Por exemplo, podemos nos dizer o seguinte: “Eu não tenho que provar nada porque ninguém está me atacando. Ouça com atenção o que ela diz, isto pode ser muito útil. Procure entender o que ela quer. O fato dela o criticar não significa que você tenha falhado”.

Em seguida, devemos avaliar as críticas. Isso nos ajudará a decidir se devemos mudar o nosso comportamento ou se é conveniente rejeitar o que nos foi dito de forma construtiva. Para isso, poderemos nos perguntar e refletir sobre os seguintes pontos:

Reflita sobre quem está fazendo a crítica. Ele é qualificado? Ele me conhece o suficiente? Ele sabe do que está falando?

Qual é o propósito da outra pessoa ao fazer a crítica? A sua finalidade pode ser fazer com que você se sinta mal, mas também pode ser chegar a um acordo e demonstrar o que o incomoda para que haja uma mudança.

Pergunte a si mesmo se é uma crítica que você recebe com frequência. É a primeira vez que ouve essa crítica ou existem mais pessoas que concordam com isso?

Quanta energia precisamos gastar com a mudança sugerida pela crítica? Talvez não compense…

Avaliar o clima emocional. Talvez a pessoa estivesse com raiva naquele momento e você não deva levar em conta os seus comentários.  O momento emocional dá uma nuance diferente à situação. Todos nós podemos dizer coisas que não sentimos em um momento de raiva. Às vezes, o melhor é relativizar.

O que fazer se a crítica for adequada?

Se a crítica for apropriada, então poderemos agir de várias maneiras. São as seguintes:

Controlar as emoções. O ideal é não se irritar, mas administrar a forma como nos sentimos.

Não se defender diante das críticas. Se o que os outros dizem é verdade, então não há razão para se defender. É perda de tempo e energia.

Ouvir ativamente. Uma reação adequada é ouvir ativamente, isto é, prestar atenção à mensagem para entendermos melhor o que estão nos dizendo e respondermos apropriadamente às críticas.

Pedir mais informações e procurar dados que nos ajudem a mudar. É o momento de encontrar alternativas e não de se irritar.

Pedir informações específicas sobre como mudar. Uma das questões chave seria “Como eu poderia fazer melhor?” Tanto para a outra pessoa quanto para nós mesmos.

Resumir o que nos disseram para termos certeza de que entendemos tudo muito bem. Faça um resumo final e pergunte ao seu interlocutor se ele entendeu corretamente.

Estabelecer uma estratégia para as mudanças. Planejar e executar comportamentos que nos ajudem a mudar.

Como vimos, existem duas maneiras básicas de lidar com as críticas. Se a crítica não procede, devemos nos colocar na pele da outra pessoa e tentar entender por que ela nos critica. Se, por outro lado, a crítica for justificada, então é melhor ser assertivo e mudar o que está sendo criticado.

POSTS RECENTES

12 Setembro 05 Setembro 29 Agosto 22 Agosto 15 Agosto 08 Agosto 01 Agosto 25 Julho 18 Julho 11 Julho 04 Julho 01 Julho 27 Junho 20 Junho 13 Junho 11 Junho 06 Junho 30 Maio 23 Maio 16 Maio 09 Maio 02 Maio 25 Abril 18 Abril 11 Abril 11 Abril 04 Abril 28 Março 21 Março 14 Março 07 Março 28 Fevereiro 21 Fevereiro 14 Fevereiro 11 Fevereiro 07 Fevereiro 31 Janeiro 28 Janeiro 24 Janeiro 17 Janeiro 10 Janeiro 03 Janeiro 27 Dezembro 20 Dezembro 13 Dezembro 06 Dezembro 29 Novembro 22 Novembro 15 Novembro 08 Novembro 25 Outubro 18 Outubro 11 Outubro 04 Outubro 27 Setembro 18 Setembro 06 Setembro 30 Agosto 23 Agosto 16 Agosto 09 Agosto 02 Agosto 30 Julho 26 Julho 19 Julho 12 Julho 05 Julho 28 Junho 21 Junho 14 Junho 07 Junho 31 Maio 24 Maio 17 Maio 10 Maio 03 Maio 26 Abril 19 Abril 12 Abril 05 Abril 03 Abril 27 Março 20 Março 19 Março 13 Março 06 Março 27 Fevereiro 22 Fevereiro 20 Fevereiro 13 Fevereiro 06 Fevereiro 30 Janeiro 23Jan 16Jan 09Jan 02Jan 26Dez 19Dez 12Dez 05Dez 28Nov 21Nov 14Nov 07Nov 31Out 24Out 17Out 10Out 03Out 26Set 19Set 29Ago 24Ago 22Ago 15Ago 08Ago 01Ago 25Jul 18Jul 11Jul 29Jun 22Jun 15Jun 06Jun 30Mai 23Mai 16Mai 09Mai 02Mai 25 Abr 18 Abr 11Abr 04 Abr 28 Mar 16 Mar 09 Mar 02 Mar 23 Fev 23 Fev 16 Fev 10 Fev 08 Fev 02 Fev 31 Jan 24 Jan 20 Jan 17 Jan 13 Jan 03 Jan 27 Dez 21 Dez 19 Dez 16 Dez 13 Dez 07 Dez 28 Nov 23 Nov 21 Nov 08 Nov 04 Nov 31 Out 27 Out 24 Out 20 Out 17 Out 11 Set 05 Set 30 Set 26 Set 19 S 14 Set 12 Set 05 Set 02 Setembro 03 Agos29 26 Agosto 24 Agosto 22 Agosto 19 Agosto 17 Agosto 15 Agosto 11 Agosto 08 Agosto 03 Agosto 01 Agosto 29 Julho 27 Julho 18 Julho 15 Julho 13 Julho 11 Julho 08 Julho 06 Julho 04 Julho 01Julho 29 Junho 27 Junho 22 Junho 20 Junho 17 Junho 15 Junho 10 Junho 06 Junho 03 Junho 30 Maio 27 Maio 25 Maio 23 Maio 13 Maio 11 Maio 09 Maio 06 Maio 04Maio 02 Maio 29Abril 27Abril 25Abril 22Abril 20Abril 18Abril 15Abril 13Abril 11Abril 08Abril 06Abril 04Abril 01Abril 30Março 28Março 23 Março 21 Março 18 Março 16 março 14 Março 11 Março 09 Março 07 Março 04 Março 02 Março 29 Fevereiro 26 Fevereiro 24 Fevereiro 22 Fevereiro 19 Fevereiro 17 Fevereiro 15 Fevereiro 12 Fevereiro 05 Fevereiro 01 Fevereiro 29 Janeiro 27 Janeiro 25 Janeiro 22 Janeiro 20 Janeiro 18 Janeiro 15 Janeiro 13 Janeiro 11 Janeiro 08 Janeiro 21 | Dezembro 18 | Dezembro 16 | Dezembro 14 | Dezembro 11 | Dezembro 09 | Dezembro 07 | Dezembro 02 | Dezembro 26 | Novembro 11 | Novembro 11 | Novembro 06 Janeiro 04 Janeiro 03 Fevereiro 28 Set