BLOG CONTEÚDO



O que a rejeição à escola tem a ver com a ansiedade dos alunos?

Que sentimentos os alunos têm a respeito da escola? Esta questão é essencial para entender a atitude dos estudantes em relação à aprendizagem. Porque se eles tiverem uma visão positiva sobre ela, sua motivação aumenta o esforço e sua instrução será facilitada. Em contrapartida, os sentimentos negativos têm relação com a baixa qualidade da aprendizagem e com a rejeição à escola.

Diferentes estudos apontam dados alarmantes sobre a rejeição dos estudantes à escola. Algumas pesquisas mostram que entre 28% e 35% dos estudantes não querem ir à aula. Esses dados nos mostram quão grave é a situação e a necessidade de resolver esse problema, uma vez que a motivação não deixa de ser essencial no processo de aprendizagem.

Isso é ainda mais triste e preocupante se assumirmos que a maioria de nós, incluindo crianças, tem uma motivação inata para adquirir conhecimento e autorrealização. A escola é uma instituição que, em princípio, seria destinada a cobrir essa necessidade, de forma a tornar esse processo gratificante. Mas este não é o caso, o que nos leva à conclusão de que deve haver certos fatores que influenciam negativamente a percepção da escola.

Causas da rejeição à escola

O fator central que explica amplamente a rejeição dos alunos à escola é a ansiedade escolar. Quando a ida para a escola provoca um alto grau de estresse nos estudantes, tendências de evitar este ambiente são desencadeadas. Isso acontece quando o corpo dá mais importância à ansiedade que a escola provoca do que à gratificação adquirida pela aprendizagem e autorrealização supostamente alcançadas. Deve-se ter em mente que os aspectos negativos e de curto prazo (como a ansiedade escolar) são muito mais fortes do que os estímulos positivos a longo prazo (como a autorrealização ao ir para a escola).

Agora, por que os alunos sofrem de ansiedade na escola? Para analisar esta questão, é melhor assumir outra perspectiva e se colocar no lugar de qualquer criança que vai para a aula. Se fizermos isso, perceberemos imediatamente que eles têm um cronograma muito longo, pressão por alto desempenho, aulas chatas e pouco motivacionais.

Horário escolar

Em relação à programação, qualquer criança se levanta todas as manhãs de segunda a sexta-feira para estar de 6 a 8 horas na escola. Além disso, todos os dias, quando chegam em casa, elas devem completar uma série de tarefas escolares que levam mais 2 ou 4 horas. E se, além disso, eles querem passar nas provas, terão que dedicar mais tempo para estudar e revisar os assuntos, digamos cerca de uma hora por dia.

Se fizermos as contas, serão aproximadamente 50 a 65 horas por semana, muito mais que uma jornada de trabalho legal. Além disso, grande parte dos pais ocupam o resto do tempo da criança com atividades extracurriculares. Isso resulta em uma grande ansiedade devido à falta de tempo livre, o que provoca uma rejeição à escola e a tudo o que ela representa, porque está longe de cobrir qualquer um dos seus interesses, por mais relacionados com o conhecimento que estejam. O tempo livre é essencial para satisfazer outras necessidades da criança, como brincar.

Pressão por um alto desempenho

Nosso sistema educacional usa um sistema de avaliação que geralmente fornece relatórios na forma de notas ou números associados ao desempenho escolar. Isso, por vezes, resulta em um sistema altamente competitivo que valoriza os que tiram notas altas e penaliza os que não se saem tão bem.

Além disso, existe uma forte tendência de atribuir a reprovação ou aprovação somente ao aluno, quando de fato é responsabilidade do professor que seus alunos adquiram o conhecimento. Assim, essa responsabilidade aumenta quanto menores forem os alunos.

Esta situação faz com que a tensão aumente nos alunos, pressionados para obter as melhores notas da turma e esquecendo que o objetivo final é a aprendizagem, assimilar o conhecimento e adquirir ferramentas e recursos de pesquisa. Por isso, é provável que os alunos que não atendem às expectativas de desempenho se sintam ansiosos.

Imagine uma escola que, ao invés de pressionar os estudantes a passarem nas provas, se concentre em preencher suas carências e pontencializar suas forças. É fácil imaginar que a ansiedade devido a esse fator desapareceria, já que eles não teriam padrões elevados para cumprir e não veriam mais a avaliação como uma ameaça.

Aulas baseadas na aprendizagem passiva

Este fator não influencia diretamente a ansiedade dos alunos, mas incentiva indiretamente a rejeição à escola. Se as aulas não são excitantes e suficientemente interessantes, a motivação para aprender será reduzida. Isso significa que, com um nível mínimo de ansiedade, qualquer intenção de aprender desaparece.

Você só precisa ir a uma aula para ver que a maioria delas tem o formato de uma palestra, onde o professor dá aulas magistrais que os alunos devem memorizar, sem que seja necessário questioná-las – de fato, muitas vezes a reflexão, frente à repetição, é punida – . Os conhecimentos chegam ao aluno em sua versão mais superficial, e sem se juntarem a outras construções ou esquemas mentais. Este tipo de aprendizagem é chata e desmotivante, uma vez que a diferença não é muita se comparada com outros tipos de tarefas, como a memorização de uma lista de números sem significado.

Para que os alunos estejam ou permaneçam motivados pela aprendizagem, esses novos conhecimentos devem ser relevantes para eles. E isso é conseguido através de um aprendizado ativo que encoraje a ruptura de suas teorias intuitivas e provoque neles uma nova visão da sua realidade. Se queremos uma educação de qualidade, não podemos ter um sistema que cause tanta ansiedade nos alunos. Uma vez que não podemos forçá-los a aprender, a autorrealização deve ser a motivação intrínseca que os move e da qual a escola se alimenta.

POSTS RECENTES

14 Março 07 Março 28 Fevereiro 21 Fevereiro 14 Fevereiro 11 Fevereiro 07 Fevereiro 31 Janeiro 28 Janeiro 24 Janeiro 17 Janeiro 10 Janeiro 03 Janeiro 27 Dezembro 20 Dezembro 13 Dezembro 06 Dezembro 29 Novembro 22 Novembro 15 Novembro 08 Novembro 25 Outubro 18 Outubro 11 Outubro 04 Outubro 27 Setembro 18 Setembro 06 Setembro 30 Agosto 23 Agosto 16 Agosto 09 Agosto 02 Agosto 30 Julho 26 Julho 19 Julho 12 Julho 05 Julho 28 Junho 21 Junho 14 Junho 07 Junho 31 Maio 24 Maio 17 Maio 10 Maio 03 Maio 26 Abril 19 Abril 12 Abril 05 Abril 03 Abril 27 Março 20 Março 19 Março 13 Março 06 Março 27 Fevereiro 22 Fevereiro 20 Fevereiro 13 Fevereiro 06 Fevereiro 30 Janeiro 23Jan 16Jan 09Jan 02Jan 26Dez 19Dez 12Dez 05Dez 28Nov 21Nov 14Nov 07Nov 31Out 24Out 17Out 10Out 03Out 26Set 19Set 29Ago 24Ago 22Ago 15Ago 08Ago 01Ago 25Jul 18Jul 11Jul 29Jun 22Jun 15Jun 06Jun 30Mai 23Mai 16Mai 09Mai 02Mai 25 Abr 18 Abr 11Abr 04 Abr 28 Mar 16 Mar 09 Mar 02 Mar 23 Fev 23 Fev 16 Fev 10 Fev 08 Fev 02 Fev 31 Jan 24 Jan 20 Jan 17 Jan 13 Jan 03 Jan 27 Dez 21 Dez 19 Dez 16 Dez 13 Dez 07 Dez 28 Nov 23 Nov 21 Nov 08 Nov 04 Nov 31 Out 27 Out 24 Out 20 Out 17 Out 11 Set 05 Set 30 Set 26 Set 19 S 14 Set 12 Set 05 Set 02 Setembro 03 Agos29 26 Agosto 24 Agosto 22 Agosto 19 Agosto 17 Agosto 15 Agosto 11 Agosto 08 Agosto 03 Agosto 01 Agosto 29 Julho 27 Julho 18 Julho 15 Julho 13 Julho 11 Julho 08 Julho 06 Julho 04 Julho 01Julho 29 Junho 27 Junho 22 Junho 20 Junho 17 Junho 15 Junho 10 Junho 06 Junho 03 Junho 30 Maio 27 Maio 25 Maio 23 Maio 13 Maio 11 Maio 09 Maio 06 Maio 04Maio 02 Maio 29Abril 27Abril 25Abril 22Abril 20Abril 18Abril 15Abril 13Abril 11Abril 08Abril 06Abril 04Abril 01Abril 30Março 28Março 23 Março 21 Março 18 Março 16 março 14 Março 11 Março 09 Março 07 Março 04 Março 02 Março 29 Fevereiro 26 Fevereiro 24 Fevereiro 22 Fevereiro 19 Fevereiro 17 Fevereiro 15 Fevereiro 12 Fevereiro 05 Fevereiro 01 Fevereiro 29 Janeiro 27 Janeiro 25 Janeiro 22 Janeiro 20 Janeiro 18 Janeiro 15 Janeiro 13 Janeiro 11 Janeiro 08 Janeiro 21 | Dezembro 18 | Dezembro 16 | Dezembro 14 | Dezembro 11 | Dezembro 09 | Dezembro 07 | Dezembro 02 | Dezembro 26 | Novembro 11 | Novembro 11 | Novembro 06 Janeiro 04 Janeiro 03 Fevereiro 28 Set