BLOG CONTEÚDO



Dicas para lidar melhor com a procrastinação

A procrastinação é a atitude de adiar algo que precisa ser feito, mesmo que isso gere prejuízos a longo prazo ou sentimento de culpa.

Você é uma pessoa que, como muitas, traça muitas metas no início do ano e chegando ao final dele não consegue realizar nem a metade? Saiba que você não está sozinho. A procrastinação afeta cronicamente de 15 a 20% da população adulta e esporadicamente até 90% das pessoas em geral.

Para isso, existem algumas maneiras para lidar melhor com a procrastinação. Vamos a elas:

1 – Deixar de se cobrar tanto:

Muitas vezes o perfeccionismo atrapalha e impede até mesmo que as atividades mais simples sejam feitas. É preciso conciliar a vontade de fazer algo da melhor forma possível com aquilo que pode ser feito naquele momento. Muitas vezes é melhor fazer algo dentro de suas limitações, do que não fazer nada.

2 – Permitir-se errar de vez em quando:

O medo de fracassar em alguma coisa pode ser um dos motivos que levam à procrastinação, mas procurar ser benevolente consigo mesmo e aceitar suas falhas pode ajudar a lidar com a sensação de fracasso. Ao longo da vida, todas as pessoas passam por momentos em que são muito cobradas a fazerem algo bom, mas perfeito mesmo, só super-herói! Não se deve tentar ser a Mulher Maravilha, ou Super-Homem. Somos seres portadores de muitas falhas e limitações, mas dá muito trabalho aceitar essa nossa natureza imperfeita. Contudo, tentar atender a exigências desumanas pode ser ainda mais gerador de sofrimento. Se precisa fazer algo: Tente, se não der certo, pense no que te fez errar, leve as críticas em consideração e procure corrigir para tentar de novo, tendo sempre em mente que é impossível agradar a todos.

3 – Avaliar o sentido que aquela tarefa tem, ela precisa ser feita dessa forma?

Fazer uma tarefa sem sentido pode levar ao desânimo. Então, se uma tarefa está sendo demasiadamente penosa para você, pare pra pensar se ela precisa realmente ser feita e se precisa ser feita daquela forma. Muitas vezes, uma atividade que não está alinhada aos nossos valores e objetivos pode ser muito desestimulante. Por isso, repense: qual o sentido de eu fazer isso? Preciso fazer da forma que estou pensando ou há um jeito melhor para executá-la? Se não tiver jeito, faça o que deve fazer começando pela parte mais difícil e deixando o mais fácil para o final.

4 – Desmembre tarefas difíceis em pequenas partes:

Se você conseguiu traçar um plano de ação ou tem alguma atividade em mente para realizar, mas ela é muito difícil de ser realizada, pode ser que você sinta preguiça, fique desanimado ou simplemente tente adiá-la o máximo possível. Deixar de fazer algo necessário ou que você deseja pode gerar muita frustração. Então, para lidar com tarefas difíceis, desmembre-as em várias "micro partes". É como alguém que vai construir uma casa: primeiro faça os alicerces, depois subas as paredes, cuide da elétrica e da hidráulica, faça a laje, somente depois o telhado, então faça os acabamentos e finalize. Parte por parte. Se dê de presente alguma gratificação ao término de cada "micro-tarefa", pode ser uns minutos de descanso, um sorvete, uma volta para caminhar, assistir a um filme, enfim, qualquer coisa que te agrade. Comemore as pequenas vitórias e siga rumo à finalização!!!

5 – Ter momentos de descanso definidos:

Trabalhar muitas horas seguidas é muito cansativo e até mesmo improdutivo. Permita-se ter momentos de descanso e programe-os em sua agenda.

Deixe desde algumas horas durante um dia ou alguns dias da semana para simplesmente não fazer nada. Todos nós precisamos disso, o descanso, o lazer e o prazer são partes necessárias para uma vida saudável!

Se você se perceber procrastinando, procure identificar o motivo e tomar a ação mais adequada para resolvê-lo. Mas, não se culpe, permita-se momentos de fantasia, devaneios, descanso e diversão!

POSTS RECENTES

21 Março 14 Março 07 Março 28 Fevereiro 21 Fevereiro 14 Fevereiro 11 Fevereiro 07 Fevereiro 31 Janeiro 28 Janeiro 24 Janeiro 17 Janeiro 10 Janeiro 03 Janeiro 27 Dezembro 20 Dezembro 13 Dezembro 06 Dezembro 29 Novembro 22 Novembro 15 Novembro 08 Novembro 25 Outubro 18 Outubro 11 Outubro 04 Outubro 27 Setembro 18 Setembro 06 Setembro 30 Agosto 23 Agosto 16 Agosto 09 Agosto 02 Agosto 30 Julho 26 Julho 19 Julho 12 Julho 05 Julho 28 Junho 21 Junho 14 Junho 07 Junho 31 Maio 24 Maio 17 Maio 10 Maio 03 Maio 26 Abril 19 Abril 12 Abril 05 Abril 03 Abril 27 Março 20 Março 19 Março 13 Março 06 Março 27 Fevereiro 22 Fevereiro 20 Fevereiro 13 Fevereiro 06 Fevereiro 30 Janeiro 23Jan 16Jan 09Jan 02Jan 26Dez 19Dez 12Dez 05Dez 28Nov 21Nov 14Nov 07Nov 31Out 24Out 17Out 10Out 03Out 26Set 19Set 29Ago 24Ago 22Ago 15Ago 08Ago 01Ago 25Jul 18Jul 11Jul 29Jun 22Jun 15Jun 06Jun 30Mai 23Mai 16Mai 09Mai 02Mai 25 Abr 18 Abr 11Abr 04 Abr 28 Mar 16 Mar 09 Mar 02 Mar 23 Fev 23 Fev 16 Fev 10 Fev 08 Fev 02 Fev 31 Jan 24 Jan 20 Jan 17 Jan 13 Jan 03 Jan 27 Dez 21 Dez 19 Dez 16 Dez 13 Dez 07 Dez 28 Nov 23 Nov 21 Nov 08 Nov 04 Nov 31 Out 27 Out 24 Out 20 Out 17 Out 11 Set 05 Set 30 Set 26 Set 19 S 14 Set 12 Set 05 Set 02 Setembro 03 Agos29 26 Agosto 24 Agosto 22 Agosto 19 Agosto 17 Agosto 15 Agosto 11 Agosto 08 Agosto 03 Agosto 01 Agosto 29 Julho 27 Julho 18 Julho 15 Julho 13 Julho 11 Julho 08 Julho 06 Julho 04 Julho 01Julho 29 Junho 27 Junho 22 Junho 20 Junho 17 Junho 15 Junho 10 Junho 06 Junho 03 Junho 30 Maio 27 Maio 25 Maio 23 Maio 13 Maio 11 Maio 09 Maio 06 Maio 04Maio 02 Maio 29Abril 27Abril 25Abril 22Abril 20Abril 18Abril 15Abril 13Abril 11Abril 08Abril 06Abril 04Abril 01Abril 30Março 28Março 23 Março 21 Março 18 Março 16 março 14 Março 11 Março 09 Março 07 Março 04 Março 02 Março 29 Fevereiro 26 Fevereiro 24 Fevereiro 22 Fevereiro 19 Fevereiro 17 Fevereiro 15 Fevereiro 12 Fevereiro 05 Fevereiro 01 Fevereiro 29 Janeiro 27 Janeiro 25 Janeiro 22 Janeiro 20 Janeiro 18 Janeiro 15 Janeiro 13 Janeiro 11 Janeiro 08 Janeiro 21 | Dezembro 18 | Dezembro 16 | Dezembro 14 | Dezembro 11 | Dezembro 09 | Dezembro 07 | Dezembro 02 | Dezembro 26 | Novembro 11 | Novembro 11 | Novembro 06 Janeiro 04 Janeiro 03 Fevereiro 28 Set