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Colágeno e elastina: saiba quais alimentos são essenciais na firmeza da pele

Para o corpo humano funcionar bem é preciso que ele receba doses equilibradas de diversos nutrientes, como vitaminas e minerais. E as proteínas não são exceção. Essas moléculas ajudam a produzir enzimas, anticorpos, hormônios e neurotransmissores, além de atuarem no metabolismo, sendo imprescindíveis para o nosso bem-estar. Mas embora elas sejam mencionadas como se fossem uma coisa só, na verdade nós temos diferentes proteínas em nosso corpo, que servem para propósitos distintos. E quando o objetivo é cuidar da pele, o colágeno e a elastina são as que devem ganhar todo o destaque, tanto é que pessoas que sofrem com problemas como flacidez e acne muitas vezes recorrem a medicamentos que contam com elas em suas fórmulas. Ao mesmo tempo, alimentos ricos nesses nutrientes, e consequentemente aliados da beleza, podem resolver o problema.

Colágeno evita de rugas a estrias

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes em nosso corpo e é responsável por dar sustentação às nossas células. Isso significa que ele ajuda a formar cartilagens, ligamentos, ossos, tendões e até a pele. Por outro lado, quando há uma deficiência de colágeno o corpo começa a apresentar problemas justamente nessas áreas onde a proteína atua, como inflamação nas juntas, doenças de pele e até estrias. Inclusive, o aparecimento de rugas e de celulite também está associado a ele. Isso significa que comer alimentos ricos em colágeno pode fazer com que você evite o envelhecimento precoce.

Elastina trabalha com o colágeno para retardar o envelhecimento da pele

Como o próprio nome indica, a elastina dá elasticidade aos tecidos, sendo responsável pela sua estrutura. Ela não está presente em abundância no nosso corpo, mas aparece principalmente nos pulmões, em grandes vasos sanguíneos, ligamentos e, claro, na pele. Nela, a elastina vai se unir às fibras do colágeno, e com isso evitar o envelhecimento. Ainda assim, esse processo se intensifica naturalmente após os 30 anos. Isso porque é nessa idade que uma enzima que degrada essas proteínas começa a atuar. E é aí que é ainda mais importante consumir alimentos ricos nesses nutrientes.

Alimentos ricos em colágeno e elastina deixam a pele saudável por mais tempo

Alguns fatores evitam essa degradação natural do colágeno e da elastina, como não fumar, praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada. A vitamina A, por exemplo, ajuda a recuperar os tecidos danificados, enquanto a E lubrifica as fibras do colágeno. Já a vitamina C aumenta a produção dessas duas proteínas, mas não é o único nutriente a colaborar com esse processo. Para ter mais colágeno no organismo é importante também consumir alimentos ricos em cobre, já que ele auxilia a enzima responsável por fazer a ligação das duas proteínas.

Se o seu objetivo é ter uma pele mais saudável e evitar o envelhecimento precoce, dá uma olhada em alguns alimentos que devem estar sempre no seu cardápio:

Aveia - Além de ser rica em cobre, ela também tem diversas proteínas. Como bônus, o alimento também possui betaglucanas, antioxidante que também evita o envelhecimento.

Cenoura - Possui uma alta concentração de vitamina A. Além disso, ajuda a hidratar o corpo e a manter um possível bronzeado por mais tempo.

Abacate - Essa fruta é rica em vitaminas A, C, D e E, o que significa que ela não só ajuda a produzir colágeno e elastina como também permite que essas proteínas vivam saudáveis por mais tempo.

Oleaginosas - Caso não esteja familiarizado com o nome, saiba que ele se refere a alimentos do grupo das castanhas, nozes e amêndoas. Além de ricos em vitamina E, eles também possuem ômega 3, que participa da formação da membrana celular da epiderme e garante uma pele mais saudável.

Gengibre - Com um alto teor de vitamina C, ele auxilia na produção tanto do colágeno quanto da elastina. Também é rico em minerais como magnésio, zinco e selênio, que combatem o envelhecimento.

Algas - Aqui os benefícios irão variar de acordo com o tipo de alga. O ágar-ágar, por exemplo, possui colágeno por si só. Já a chlorella e a spirulina fornecem antioxidantes que ajudam a evitar acne e a celulite e ainda combatem do envelhecimento precoce.

Carnes - Quer alimento mais rico em proteínas do que a carne? Embora de uma forma geral elas sejam muito benéficas para a pele, os peixes merecem destaque. Isso porque eles possuem vitaminas A, D e E e ainda são ricos em ômega 3.

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