Atuação do Psicopedagogo no distúrbio de aprendizagem
O distúrbio de aprendizagem afeta mais crianças que podemos imaginar. O que começa como uma dificuldade leve pode ser, na verdade, algo que necessitará de um acompanhamento profissional.
Não são poucos os casos de pais e professores equivocados quando descobrem que o filho/aluno não consegue assimilar determinada habilidade na vida acadêmica. Isso significa a possibilidade de um transtorno na vida do pequeno.
A figura do psicopedagogo é de grande importância a partir do momento que o profissional promove uma análise aprofundada do quadro apresentado pela criança. O processo consiste em determinadas etapas, sendo que a aplicação de atividades e uma conversa com o pequeno costumam ser as mais utilizadas.
Pais devem trazer alguma situação para conhecimento do profissional
Vale lembrar, no entanto, que o psicopedagogo deve ter uma apresentação dos possíveis problemas pelos pais e, até mesmo, pelos educadores. Somente com essas orientações, ele poderá traçar uma estratégia que estabeleça a metodologia mais indicada para cada caso. Por isso é sempre válido ressaltar a relevância da multidisciplinaridade em questões que envolvam desafios para crianças e seus familiares, como o distúrbio de aprendizagem.
Atenção dos pais é primordial
É preciso que os pais tenham muita paciência para não confundir o distúrbio com a dificuldade de aprendizagem. A segunda situação pode ser enfrentada por todos nós, inclusive por aquele aluno bastante inteligente.
Para ficar mais compreensível, a dificuldade de aprendizagem é algo mais pontual e que pode ser solucionado através de aulas particulares, monitorias, etc. Por exemplo: João não consegue aprender operações que envolvem soma; e Maria não entende o emprego das orações coordenadas.
Distúrbios de aprendizagem precisam de mais acompanhamento
Os casos que apresentam os distúrbios de aprendizagem são mais sérios e devem contar com o acompanhamento do psicopedagogo. Somente ele tem as coordenadas para a solução dos problemas apresentados.
Quais são os principais distúrbios de aprendizagem?
– Dislexia: caracterizada pela dificuldade que a criança apresenta nas habilidades que se referem às ações como soletração, reconhecimento da palavra, desatenção, dispersão, atraso de desenvolvimento na linguagem, dificuldades para copiar conteúdos do livro e do quadro, vocabulário com poucas palavras.
– Discalculia: caracterizada pelo bloqueio que a criança tem em tudo aquilo que se referir aos números: operações matemáticas e seus sinais; identificação de quantidades, classificar números, entre outras ações que envolvem raciocínio matemático.
– Disgrafia: caracterizada principalmente por uma fraca assimilação da criança com a escrita: uso incorreto de letras maiúsculas e minúsculas; alinhamento indesejado, formação de letras aquém do esperado para a idade escolar, inclinação incorreta, entre outros.
O que todos os distúrbios de aprendizagem têm em comum?
Pode-se considerar o fato de tais distúrbios terem origem neurobiológica, o que mostra o quanto eles precisam ser tratados pelo psicopedagogo.
Quais são as atividades a serem aplicadas às crianças?
Não há existe uma ‘receita’ que possa ser aplicada em todos os casos, mas é bem verdade que o profissional de psicopedagogia tende a trabalhar em cima do problema apresentado pela criança; sobretudo com uma metodologia que impulsionará a situação acadêmica do pequeno.