O Reiki pode ajudar na depressão?
A depressão é uma doença do foro mental e é a principal causa de incapacidade e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis entre as 107 doenças e problemas de saúde mais relevantes. Uma em cada quatro pessoas em todo o mundo sofre, sofreu ou vai sofrer de depressão.
Caracteriza-se por uma tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por atividades habitualmente sentidas como agradáveis, perda de energia ou cansaço, sensação de vazio, insónia, irritabilidade e falta de confiança. A depressão diferencia-se das normais mudanças de humor pela gravidade e permanência dos sintomas e está associada, muitas vezes, a ansiedade e/ou pânico. Uma vez instalada, a depressão é uma enfermidade que lança raízes profundas na mente e é difícil erradicá-la.
Relativamente a esta doença, o Reiki pode desempenhar um papel fundamental na recuperação de uma pessoa deprimida. O Reiki é uma terapia que, para além de harmonizar o nosso corpo físico, equilibra também as emoções e a nossa mente. Através das mãos do terapeuta, dá-se a transmissão da energia vital, proporcionando serenidade e desencadeando um processo de regeneração a vários níveis. Esta terapia ajuda a libertar bloqueios emocionais causadores da depressão, aumentando a atitude positiva do individuo.
Inicialmente proporciona um equilíbrio físico manifestando-se por um bem-estar, relaxamento, equilíbrio, vitalidade e sono tranquilo. Com várias sessões de Reiki, o lado emocional fica mais reforçado para entender a origem da depressão. Por isso, é aconselhável que os doentes que sofrem de depressão façam várias sessões de Reiki para que os efeitos sejam mais profundos e eficazes.
A recuperação de uma pessoa deprimida varia de acordo com vários fatores: a gravidade e natureza do problema de saúde, a idade, as condições físicas do paciente e o grau de recetividade. No entanto, é de realçar que a terapia Reiki não dispensa o tratamento médico nem pretende substituí-lo.