O que é Estresse Pós-Traumático?
O que é Transtorno do Estresse Pós-Traumático? Quais são os fatores desencadeadores? Existe cura? Qual o tratamento? Tudo isso você irá descobrir agora! Vem com a gente…
“O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais. ” (VARELLA, 2011).
Entre 15% e 20% da população que já presenciou situações de violência urbana, agressão verbal, abuso sexual, terrorismo, tortura, entre outros, desenvolvem o Transtorno. Mas, quando se trata de procurar ajuda, isso costuma acontecer apenas dois anos depois das primeiras crises.
Nós acreditamos que isso se dá devido a falta de informação da população sobre o que pode estar acontecendo, bem como desencorajamento da família e amigos sobre o assunto. Sabe aquela frase “calma, isso vai passar”? Sim, isso pode interferir e prejudicar muito o bem-estar daquela pessoa.
Se este público, e os que sofrem de demais Transtornos, procurassem com antecedência um profissional, conseguiriam amenizar mais rápido o nível de sofrimento mental e físico, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Os sintomas costumam aparecer em três principais categorias, como:
Reexperiência traumática: pensamentos que remetem a lembrança do trauma e/ou pesadelos;
Isolamento Social: fuga de situações que podem reavivar essas lembranças dolorosas;
Hiperexcitabilidade Psíquica e Psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância, entre outros.
Também são comuns comorbidades relacionadas ao Transtorno.
Para diagnosticar o Transtorno, faz-se um levantamento dos sintomas e identifica-se o fator traumático que está por trás deles, assim é possível trabalhar com um tratamento específico a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Em geral o tratamento engloba psicoterapia e medicamentos para ansiedade, que tendem a diminuir os sintomas e possibilitar melhor reinserção a sociedade.