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5 dicas para evitar que o medo domine você

Uma dose equilibrada de medo é normal e até saudável. Porém, há casos em que esse sentimento toma controle e começa a dominar a pessoa. O que fazer em casos assim? Confira nossas dicas.

Sentir medo diante de determinadas situações é uma reação bastante normal e, inclusive, saudável. Afinal, o medo é responsável por nos proteger de ameaças e perigos, cuidando da nossa preservação como indivíduos.

Porém, quando sentido em excesso, ele deixa de ser funcional e começa a prejudicar a rotina da pessoa. O segredo para controlar o medo e superá-lo passa por entender quais são as suas causas. Igualmente importante é encontrar mecanismos para se livrar das amarras do medo, que costumam ser muito mais irracionais que racionais.

Tem se sentido dominado pelo medo ultimamente? Precisa tomar uma decisão importante e o medo está paralisando você? Veja algumas dicas para retomar o controle da situação e superar aquilo que trava você.

1) Matenha o foco

Para conseguir avançar, o primeiro passo é retroceder. Você precisa compreender de onde vem o medo, quais têm sido as manifestações mais comuns, como você vem reagindo ao estar submetido a estas situações.

Concentrar-se nas causas, manter o foco no problema, vai aumentar seu autoconhecimento. Esta é a base primordial para você conseguir ir um passo além.

2) Faça anotações

Pensar, refletir, compreender. Muitas vezes, escrever é um recurso extremamente útil para plasmar o que se sente. Posteriormente, através da leitura, é possível ver as coisas sob uma nova perspectiva, vendo aspectos que, até então, não estavam claros.

Além disso, escrever permite organizar nossos pensamentos e entender o que precisa ser feito para consolidar uma mudança de comportamento.

3) Visualize as mudanças

Para que você consiga mudar, o primeiro passo é querer fazê-lo. O segundo é acreditar que é possível, e isso fica mais fácil quando imaginamos as situações que nos provocam medo, mas, desta vez, com um comportamento diferente do habitual.

É um exercício de projeção. Você deve pensar em como devem ser suas reações para não ser dominado pelo sentimento que, até agora, vem paralisando você.

4) Seja seu próprio coaching

Quando você consegue ver com claridade como é e como deveria ser, pode dar um passo mais e começar um pequeno exercício de coaching.

Faça perguntas estratégicas sobre como conseguir que a mudança de comportamento entre na sua rotina. Como? Ao invés de ter apenas uma meta grande, que parece quase inalcançável, divida-a em pequenos objetivos.

Você fará as perguntas, mas também deverá dar as respostas. Por exemplo: como estar menos ansioso numa situação de medo pode ser a primeira pergunta. A resposta pode ser encontrar algo que faça você desconectar e pensar em outra coisa: uma música, pensar em um lugar especial, mandar uma mensagem a algum amigo...

Para funcionar, você precisa ser sincero consigo mesmo. Lembre-se: você não precisa superar o medo de um dia para o outro. O que você precisa é ver sua progressão.

5) Respire e relaxe

Como o medo está ligado a situações de ansiedade e stress, enfrentá-lo requer uma certa dose de equilíbrio. Para isso, é importante cuidar da respiração, fazer meditação e praticar alguma atividade física que você gosta.

Essas três coisas ajudam a relaxar e completam o círculo da mudança.

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